KRISTIN FISHER
CNN BRASIL
O chefe da agência espacial da Rússia diz que as novas sanções dos Estados Unidos têm o potencial de “destruir a cooperação” na Estação Espacial Internacional. Atualmente, existem quatro astronautas da Nasa, dois cosmonautas russos e um astronauta europeu vivendo e trabalhando a bordo do posto avançado em órbita.
Depois que o presidente Joe Biden anunciou novas sanções na quinta-feira (24) que “degradarão sua indústria aeroespacial (da Rússia), incluindo seu programa espacial”, o diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, disse no Twitter que a órbita e a localização da estação no espaço são controladas por motores russos.
“Se você bloquear a cooperação conosco, quem salvará a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) de uma órbita descontrolada e uma queda sobre os Estados Unidos ou… sobre a Europa?” disse Rogozin.
“Há também a possibilidade de uma estrutura de 500 toneladas cair sobre a Índia e a China. Você quer ameaçá-los com tal perspectiva? A ISS não sobrevoa a Rússia, portanto todos os riscos são seus. Você está pronto para eles?”. Leia mais em CNN Brasil