BERNARDO GONZAGA/ RAFAELA BARROS
PODER 360
O Partido dos Trabalhadores protocolou nesta 5ª feira (17.mar.2022) na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) um pedido de esclarecimento para verificar se houve infração do dever de informar os acionistas e o mercado sobre a desvalorização da Nesa (Norte Energia S.A.), operadora da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, subsidiária da Eletrobras.
Como o Poder360 mostrou neste post, a Eletronorte busca uma forma contábil de minimizar os efeitos da desvalorização da usina e da operação deficitária no processo de privatização. Em março de 2021, a Eletron.
Ainda segundo o documento assinado pelo líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG) e por Arlindo Chinaglia (PT-SP), eles afirmam que a operação é suspeita e merece esclarecimentos por parte da Eletrobras e da Eletronorte. O partido também pede que, caso seja identificada a infração ou outras possíveis irregularidades, sejam adotadas cautelares para parar a “continuidade das ações errôneas”.
O Poder360 apurou que, na reunião de agosto do Conselho de Administração, a diretoria da Eletronorte afirmou que a consultoria já havia diagnosticado um valor abaixo do esperado para a Nesa, mas o o montante não foi divulgado. Leia mais em Poder 360