PODER 360
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cancelou a notificação que permitia a importação do spray nasal israelense Taffix, que se apresenta como bloqueador de vírus, inclusive do coronavírus. O motivo é que a empresa responsável pela importação, a Belcher Farmacêutica, não apresentou estudos mostrando a ação do medicamento contra a covid-19.
O Taffix foi notificado no dia 30 de dezembro de 2021 e apresenta em suas alegações ser utilizado para bloquear vírus dentro da cavidade nasal e por ser supostamente eficaz no bloqueio de vários vírus respiratórios, incluído SARS-Cov-2. Porém, segundo informações da Anvisa, não foram apresentados estudos clínicos para a sua comprovação, motivo do seu cancelamento imediato.
A identificação inicial ocorreu por meio do Programa de Auditoria de Dispositivos Médicos Isentos de Registro (Notificados – Risco Baixo), que é responsável por conferir os critérios e requisitos técnicos de produtos para saúde regularizados de forma simplificada. Nesses casos, o processo é mais rápido, mas os produtos não podem ser apresentados como medicamentos sob pena de serem cancelados. A Anvisa informou que se as empresas que desejarem regularizar sprays antivirais devem comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos. Leia mais em Poder 360