21 de Maio de 2021, 10h:31 - A | A

Lives / TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Senador revela: Brasil pode produzir vacina com "célula mãe" chinesa; assista

Fabricantes chinesas já manifestaram interesse em transferir tecnologia para o Brasil produzir vacinas de forma independente e isso pode ocorrer em fábricas de vacinas veterinárias.

MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO



O senador Wellington Fagundes (PL) revelou em entrevista ao Conexão Poder, que fabricantes chineses têm sinalizado o interesse em transferir a tecnologia, chamada 'célula mãe' para a produção de vacinas contra a covid-19 no Brasil e essa fabricação brasileira poderia ser feita em fábricas de vacinas veterinárias, conforme projeto de autoria dele, que foi aprovado no Senado e agora tramita na Câmara Federal. (Veja o vídeo abaixo)

"Já recebemos a documentação atraves da embaixada na China, endereçado a mim. O mesmo documeto também à Anvisa e ao Ministério da Saúde e eles já se interessaram em fazer essa transferência tecnológica, de empresas que não são as mesmas empresas que estão exportando hoje através do Instituto Butantan", declarou.

O senador argumenta que a transferência de tecnologia permite que essas fábricas de vacinas veterinárias possam produzir aqui no Brasil o mesmo insumo que hoje o Instituto Butantan recebe para a fabricação da CoronaVac.

"O Brasil não produziu até hoje nenhuma dose de vacina, só envazamos a vacina que vem pronta e é levada para o Butantan e a Fiocruz e envaza em frasquinho de 5 ml (...) Também temos o mesmo domínio da fabricação aqui e o que nós precisamos é a tranferência tecnológica, que é um frasquinho que vem com a célula mãe, protegido em uma pequna caixa de chumbo, isso vai para o laboratório e lá eles multiplicam isso em bilhões, adicionam os meios e vira o IFA que é a vacina pronta", destacou.

Veja o vídeo:

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER