DO CONEXÃO PODER
Um estudo recente revelou que o Brasil é o 2º país que mais tributa as empresas, perdendo apenas para Malta, em uma lista de 111 países. Mesmo assim, é provável que muitos empresários, por não possuírem os conhecimentos necessários, estejam pagando bem mais do que deveriam. (Assista abaixo)
Na coluna Rico com Camila, do Repórter MT, a especialista em finanças Camila Rossi conversou com a especialista em tributos, Patrícia Fontolan, que explicou quais os principais erros que os empresários podem cometer no pagamento de tributações.
Para Patrícia, a tributação não precisa ser um bicho de sete cabeças na vida do empresário, mas para isso é essencial buscar orientações e estar ciente de tudo o que é pago, só assim o empresário poderá entender de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. "Hoje em dia o empresário tem que ter um conhecimento tributário para não pagar duas vezes, porque muitos reclamam que estão pagando muito imposto, mas não vão atrás do devido conhecimento, junto ao seu contador, em uma boa parametrização dos seu software", pontua.
Estar atento as leis, entender como cada tributação funciona, as leis que amparam o empresário, em quais circunstâncias cabe a isenção, em quais não cabe, para não pagar por algo mais de uma vez ou pagar por algo que não precisa.
Ao entender melhor sobre os impostos, o empresário consegue identificar sua margem de lucratividade real, bem como a margem de contribuição após a configuração dos impostos e isso é extremamente importante para uma empresa ter ou não sucesso.
"Não tenha medo da tributação. O leão não é tão bravo, os encargos tributários no Brasil são muito altos, mas você quer vai ficar pagando mais alto ainda?", completa Patrícia.