DO CONEXÃO PODER
Você, que é dono do seu próprio negócio, já se deparou com aquele funcionário bombril, ou seja, mil e uma utilidades? Certamente sim e, por muitas vezes, foi até você quem colocou ele em tantas funções distintas já que ele dava conta de desempenhar cada uma delas. Pois saiba que sua empresa tem grandes chances de apresentar resultados ruins, justamente por causa dessa sua escolha.
No quadro Rico com Camila, a especialista em finanças Camila Rossi explica que cada funcionário tem um perfil que cabe em determinada área, se colocados em tantas funções ou nos lugares errados, eles não vão render como deveriam. “Muitas vezes, os empresários acham legal e adoram aquela pessoa mil e uma utilidades, só que de repente o seu negócio começa a vender menos, começa a apertar as operações e o empresário acha que o problema está nesse funcionário porque ele não está vendendo, mas ele não é o vendedor, você o colocou para vender”, exemplifica a especialista.
E para evitar que esse problemas afetem a sua empresa ou desandem os seus negócios, a regra é simples: deixe que cada um desempenhe as suas devidas funções sem lhe comprometer com outras que nem estavam atreladas a sua contratação. Então anota aí, segundo Camila Rossi, o recado para os empresários é: “Você precisa saber contratar certo, contratar bem. Se você contratou um piloto, deixa ele pilotar o seu avião. Não coloque ele para servir o cafezinho para os passageiros porque não vai dar certo. Em algum momento ele vai ficar frustrado e você também”.
Entenda: