Exibido em: 16.02.2019
INSEGURANÇA PÚBLICA

Bustamante: Há delegacia em MT com 3 policiais; fingem fazer polícia

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, em entrevista ao Conexão Poder, revelou que muitas delegacias de Mato Grosso contam apenas com três policiais civis que atuam como verdadeiros “guardas patrimoniais” por falta de estrutura mínima para desenvolverem os trabalhos de investigação.

“Nós temos delegacias em que os policiais são verdadeiros guardas patrimoniais. Muitas delegacias do interior têm três policiais, ou seja, finge de policial porque não dá tempo de fazer [segurança]. Ou tomam conta do prédio, no sistema de escala, ou fazem investigações, acabam não fazendo nenhum”, afirmou.

Para minimizar o problema, segundo Bustamante, o Governo estuda fechar algumas dessas delegacias até que a crise econômica do estado termine.

“A ideia é fechar algumas delegacias para poder aproveitar os policiais em diligências de investigação enquanto o patrulhamento ostensivo fica somente com a Polícia Militar, que é o papel constitucional dela”, explicou.

Na conversa, o secretário ainda contou que esse é um dos assuntos que tira seu sono, mas tem projeto para “melhorar a estrutura das instalações para que os servidores possam trabalhar com mais prazer”.

Durante o programa, Alexandre Bustamante falou ainda sobre outros assuntos polêmicos como apreensões de viaturas, dívidas com fornecedores dos presídios de Mato Grosso, concurso público, além das perspectivas para segurança do Estado.